terça-feira, 8 de abril de 2008

ACORDO ORTOGRÁFICO: UMA OPINIÃO

Sobre o Malfadado Acordo Ortográfico, tenho que dizer o seguinte:

Sempre escreverei da forma que me ensinaram, jamais irei abdicar da minha lingua, em deterimento de algo que está ferido de moirte à nascença. Como disse o José Saramago na Universidade do rio de Janeiro: "A lingua é minha, o sotaque é que é vosso". Quem deve submeter-se a quem? nós a eles? Jamais! Não sabem falar português? Aprendam! As traduções brasileiras, de livros americanos, são péssimas, para ser simpático, e esse acordo destruiria as nossas editoras em benefício das deles. O português é de Portugal o brasileirês é do Brasil, nada de ajuntamentos desse género, porque na minha terra diz-se: Cada macaco no seu galho, nós temos o nosso e eles tem o deles!

1 comentário:

hxaxa disse...

ACORDO ORTOGRÁFICO:OUTRA OPINIÃO!
Desculpe -me...
também não somos(brasileiros) os verdadeiros culpados com toda essa reforma.
Você acha que estamos satisfeitos com isso?Nós,assim como vcs também já estamos habituados com nossas palavrinhas,com nossos acentos enfim...essa reforma não traz benefícios grandiosos mas sim despesas editoriais,reformulação de material didático....dentre outras coisas...
Também acho que cada macaco deve ficar no seu galho,mas sua apelação é um tanto unilateral.Não venha dizer com arrogância que "Não sabem falar o português?aprendam" pois há um tom pejorativo de preconceito socio-linguísticos inerente nesse seu comportamento(não sei se involutário)...
Não sabemos falar o português?Se considerarmos os milhões de analfabetos ,e os funcionais ,é uma verdade,mas não cabe generalizações visto que a grande maioria(apesar de não ser próxima da ideal)fala um português casual,coloquial,mas de fácil entendimento.A situação da educação,na sua maioria,precária impede sim o bom aprendizado do potuguês por aqui.Não seguimos à risca a gramatica(é fato),mas qualquer idioma está suscetível a divergências entre o falado e o escrito.Entre o erudito e informal.Não venha com nacionalismo exacerbado só porque o "português é de Portugal", nós não roubamos um idioma,não copiamos,sequer pedimos emprestado.Resistimos como pudemos,tentamos miscigenar mas não houve clemência.Foram vcs,os mesmos que exaltaram Camões que impuseram sua língua e fizeram nossa,desprezando o tupi(a lingua materna e mais falada no Brasil em 1500).Extinguiram 70% de nosso idioma nativo e agora nos condenam??Nem ao menos aceitaram o Inhangatu(meio português,meio tupi).
O português que existe aqui também já é nosso,já tem sua identidade ,seus traços,suas peculiaridades,seu sotaque,seus significados próprios.Por causa desse seu poruguês de Portugal temos uma menor integração com o restante da América(predominatemente de língua espanhola),por causa desse seu português de Portugal até queriam uma época aqui transformar o nome PORTUGUÊS em BRASILEIRO ou PORTUGÊS BRASILEIRO.A idéia não era de toda ruim...mas até agora não negamos nossa origem(imposta)e não julgamos nenhum interesse.
Não é hora de apontarmos um ou mais culpados,se todos os países que falam essa língua aceitaram ,já não se pode fazer muita coisa.E saiba que aqui(mais uma vez)existem mais pessoas que refutam esse novo conceito de português do que concordam.
Não quero criar divergências,não sou um nacionalista chato,é só mais uma opinião.
APAGUE SE QUISER!